segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Flu x Fla: um jogo extraordinário, um resultado surpreendente


Sou flamenguista. Mesmo assim, considerava o Fluminense, por conta do futebol exibido até então, como o grande favorito para o clássico deste domingo (31/01). Não é algo difícil de entender, já que o Fla vinha de vitórias suadas contra adversários muito fracos e o Flu de uma campanha arrasadora (embora o número de pontos dos dois clubes fosse igual).


Assim, diante da exibição do Fluminense na primeira etapa - especialmente após o 1 x 0 - parecia que o jogo estava perdido e que o time da Gávea sofreria uma derrota acachapante, ao estilo do último fracasso do Botafogo frente ao Vasco (6 x 0). 

Mas o futebol é, de fato, uma caixinha de surpresas... O Fla conseguiu, com uma reação fantástica no segundo tempo (quatro gols versus nenhum gol do adversário, mesmo com um jogador expulso), virar e vencer a partida. 

Não pretendo, aqui, fazer uma análise da disputa. Vários comentaristas já cumpriram satisfatoriamente tal tarefa (substituições corretas do Andrade etc.). Almejo apenas assinalar, em primeiro lugar, que foi uma partida extraordinária, digna - como poucas nos tempos atuais - das melhores tradições do esporte bretão. Foram oito gols, numa partida aberta em que as duas equipes buscaram, sempre, a vitória.

Em segundo lugar, quero destacar que o clássico em questão provou, mais uma vez, que o futebol é surpreendente, avesso às frias previsões - fundadas em cálculos quantitativos  - tão em voga nos dias atuais.

Enfim, são partidas como essa que revigoram a paixão pelo esporte - vítima, entre outras coisas, de uma mercantilização (acompanhada, não por acaso, de um crescente nivelamento por baixo) galopante.

Um comentário:

  1. o fla-flu é mesmo um clássico do esporte. pura paixão. é um jogo diferente dos demais. mesmo quem assiste pela primeira vez sente que há história ali.

    ResponderExcluir

Rondó da Liberdade não censura comentários, mas não publica ofensas pessoais e expressões chulas. Assim, os comentários - sempre bem-vindos - serão moderados.