domingo, 24 de janeiro de 2010

Comercial da cerveja Cintra: uma demonstração descarada de homofobia


Não tenho o hábito de assistir televisão. Assim, em geral, não acompanho os programas e os comerciais que estão em cartaz. Entretanto, como estou de férias, acabei ligando o televisor outro dia. Fui, então, surpreendido por um lamentável anúncio da cerveja Cintra.

É verdade que os comerciais de bebidas alcoólicas são tradicionalmente famosos por explorar, de forma mais velada ou mais clara, os preconceitos e valores atrasados existentes entre amplas parcelas da população, especialmente entre os homens (machismo etc.). Todavia, nunca havia visto algo tão descarado.



No mencionado anúncio o cantor Dudu Nobre, cercado de belas mulheres, apresenta o slogan da bebida: "Por uma vida sem frescura". O recado é claro: a "frescura" é associada ao homossexualismo masculino e os consumidores de outras marcas taxados de "frescos". Mas não para por aí. No final do comercial o músico censura veementemente, num bar, o personagem "fresco" (o mesmo que foi pego na peça publicitária vendo uma revista de homens nus) - com um "Ô, aqui não!" - quando o rapaz olha o visual no reflexo do vidro da geladeira de cervejas [Se fosse um beijo em outro homem, qual seria a reação? Uma garrafada?]. Ou seja, manda a mensagem de que o bar da cerveja Cintra não é lugar de "frescuras".  Desse modo, estimula os consumidores de tal cerveja a não tolerarem atitudes fora dos padrões heterossexuais, numa clara apologia da homofobia.

É um absurdo que, em pleno século XXI, ainda existam manifestações institucionais tão explícitas de preconceito. Provavelmente os executivos da Cintra calcularam os "prós" e os "contras"  e concluíram que alimentar o ódio vende mais cerveja...

Tomara que já existam ações para tirar tal comercial do ar. Aliás, os anúncios de bebidas alcoólicas deveriam estar proibidos, como aconteceu com os de cigarro, há tempos, tanto por uma questão de saúde pública quanto para evitar tais tipos de estímulos ao preconceito.

Veja, abaixo, o comercial:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rondó da Liberdade não censura comentários, mas não publica ofensas pessoais e expressões chulas. Assim, os comentários - sempre bem-vindos - serão moderados.