domingo, 24 de janeiro de 2010

Abaixo-assinado pelo cancelamento da dívida externa do Haiti


A catástrofe no Haiti chocou o mundo. Infelizmente, o país mais pobre do hemisfério somente entrou na pauta das conversas e preocupações da maior parte dos “cidadãos comuns” por conta da tragédia.

A destruição provocada pelo forte tremor de terra gerou uma onda internacional de solidariedade. Ao mesmo tempo, suscitou uma série de manifestações racistas e equivocadas sobre as mazelas do país e serviu de pretexto para uma ampliação da ocupação militar, especialmente estadunidense, da nação. É sempre bom lembrar que a naturalização das desgraças do povo haitiano – “explicadas” pela cor, pela cultura etc. - serve como mais uma “justificativa” para a intervenção estrangeira, já que um povo “incapaz” não sabe andar com as próprias pernas e, então, precisa de um “tutor”.

Diante de tal quadro, é necessário combinar a solidariedade ativa, através de campanhas de recolhimento de doações e afins, com a denúncia das “explicações” preconceituosas dos problemas haitianos e da presença militar estrangeira sob o disfarce de ajuda humanitária [Por que o envio de tantos soldados se a situação, em termos de segurança, está, conforme relatos dos próprios comandantes da MINUSTAH, sob controle?]. Além disso, é fundamental a exigência, junto aos governos e organismos multilaterais, de medidas concretas para socorrer as vítimas e apoiar a reconstrução do país, como o envio de mais médicos, enfermeiros, engenheiros e outros profissionais no lugar de mais soldados etc.

Assim, o manifesto pelo cancelamento da dívida externa do Haiti lançado pela Organização Não-Governamental “ONE” - entidade fundada, entre outros, por Bono Vox, do U2 – cumpre um importante papel. Tal documento apresenta uma reivindicação justa e absolutamente decisiva para uma verdadeira recuperação – com justiça social e soberania – da “nação negra”. Portanto, cabe aos ativistas, aos militante de esquerda e a todas as pessoas sensibilizadas com a situação do povo haitiano contribuir para o fortalecimento de tal iniciativa, ajudando na divulgação e no recolhimento de assinaturas. Mãos à obra!

Eis o texto do abaixo-assinado:

Ajuda ao Haiti – Cancelamento da Dívida

Cancelar a dívida externa do Haiti e garantir que um novo auxílio seja fornecido sob a forma de subvenções

Caros Ministros das Finanças, FMI, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e credores bilaterais,

Visto que o Haiti está se reconstruindo desta catástrofe, por favor trabalhem para garantir o imediato cancelamento da dívida de um bilhão de dólares do Haiti e para assegurar que qualquer auxílio de emergência seja fornecido sob a forma de subvenções, sem incorrer em empréstimos.

[Tradução livre]

Para assinar o manifesto, visite o sítio http://one.org/international/actnow/haiti/index.html?rc=haiticonfemail e preencha o formulário (Nome / E-mail / CEP / País). Vale notar que o sítio está em inglês.

O objetivo é obter 150.000 assinaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rondó da Liberdade não censura comentários, mas não publica ofensas pessoais e expressões chulas. Assim, os comentários - sempre bem-vindos - serão moderados.