quarta-feira, 2 de junho de 2010

Carta do cineasta Silvio Tendler ao governo israelense condena o ataque à "Frota Liberdade"

O cineasta brasileiro Silvio Tendler escreveu uma indignada carta de protesto contra o  covarde ataque, ordenado pelo governo de Israel, à "Frota Liberdade" -  conjunto de barcos que tentavam levar diversos itens de ajuda humanitária à Faixa de Gaza. O mais notável na atitude de Tendler,  entretanto, é o fato de sua missiva ressaltar sua condição judaica para criticar tanto tal massacre quanto os demais crimes contra a humanidade perpetrados pelas autoridades israelenses. Enfim, é um documento que, sem dúvida, fortalece a onda de repúdio global ao ataque e que, ao mesmo tempo, pode contribuir para despertar em mais judeus a consciência da necessidade de mudanças políticas urgentes em Israel - uma tarefa tão importante quanto a solidariedade internacional ao povo palestino. Eis a carta:

Carta ao governo Israelense

Senhores que me envergonham:

Judeu identificado com as melhores tradições humanistas de nossa cultura, sinto-me profundamente envergonhado com o que sucessivos governos israelenses vêm fazendo com a paz no Oriente Médio.

As iniciativas contra a paz tomadas pelo governo de Israel vem tornando cotidianamente a sobrevivência em Israel e na Palestina cada vez mais insuportável.

Já faz tempo que sinto vergonha das ocupações indecentes praticadas por colonos judeus em território palestino. Que dizer agora do bombardeio do navio com bandeira Turca que leva alimentos para nossos irmãos palestinos? Vergonha, três vezes vergonha!

Proponho que Simon Peres devolva seu prêmio Nobel da Paz e peça desculpas por tê-lo aceito mesmo depois de ter armado a África do Sul do Apartheid.

Considero o atual governo, todos seus membros, sem exceção,  merecedores por consenso universal do Prêmio Jim Jones  por estarem conduzindo todo um pais para o suicídio coletivo.

A continuar com a política genocida do atual governo nem os bons  sobreviverão e Israel perecerá baixo o desprezo de todo o mundo..

O Sr., Lieberman, que  trouxe da sua Moldávia natal vasta experiência com pogroms, está firmemente empenhado em aplicá-la contra nossos irmãos palestinos. Este merece só para ele um tribunal de Nuremberg.

Digo tudo isso porque um judeu humanista não pode assistir calado e indiferente o que está acontecendo no Oriente Médio. Precisamos de força e coragem para, unidos aos bons, lutar pela convivência fraterna entre dois povos irmãos.

Abaixo o fascismo!
Paz Já!

Silvio Tendler
Cineasta

Observação: a charge e a carta publicadas foram retiradas do sítio www.pcb.org.br. A charge é de autoria de Carlos Latuff.

3 comentários:

  1. Qualquer tipo de violencia deve ser rechaçada mas, não usando violencia e sim educaçao, bom senso e acima de tudo compaixão! Nossa era será findada por nós mesmos, devido a falta de amor e compaixão ao proximo ... Triste mas, a mais pura realidade.

    ResponderExcluir
  2. Ele so esqueceu de duas coisas:
    Perguntar por Gilad Shalit e cantar Lula la ....

    ResponderExcluir

Rondó da Liberdade não censura comentários, mas não publica ofensas pessoais e expressões chulas. Assim, os comentários - sempre bem-vindos - serão moderados.